Concepção teórica metodológica da inovação por meio de serviços técnico-científicos especializados

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Yuri Torres Acosta
Inalvis Mengana Osorio
Hirbin Manuel Dopico Pérez
Eudis Milán Leyva

Resumo

Introdução: a gestão da ciência a partir da introdução da inovação no esporte de alto rendimento é uma prioridade hoje. No presente trabalho partimos de um diagnóstico inicial, que nos permite formular o problema científico: Como contribuir para a introdução da inovação no esporte de alto rendimento no contexto de Guantánamo?
Objetivo: desenhar uma concepção teórica metodológica materializada em uma metodologia de inovação por meio de serviços técnico-científicos especializados para alto desempenho no contexto de Guantánamo desde uma nova perspectiva com um enfoque integrador e renovador.
Materiais e métodos: durante a investigação foram utilizados métodos teóricos, empíricos, matemáticos e/ou científicos estatísticos, aplicados a 32 treinadores e 31 dirigentes num total de 62 sujeitos.
Resultados: foi alcançado um maior grau de comprometimento com a introdução da inovação no esporte de alto rendimento, foram identificadas as relações estabelecidas entre o sistema categórico de inovação por meio de serviços técnico-científicos especializados.
Conclusões: a concepção teórico-metodológica proposta revela, tanto na teoria quanto na prática, uma solução para os problemas relacionados à introdução da inovação, considerando um novo ponto de vista e o conjunto de categorias, que são desenhadas a partir de que sua inserção é sistemático e contínuo com base na sua articulação horizontal e vertical sustentada por princípios de apoio à inovação, elaborados para atingir esse fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Torres Acosta, Y., Mengana Osorio, I., Dopico Pérez , H. M., & Milán Leyva , E. (2023). Concepção teórica metodológica da inovação por meio de serviços técnico-científicos especializados. Ciencia Y Deporte, 8(3), e208. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2023.V8.No3.009
Secção
Artículos Originales

Referências

Addine, F., Recarey, S., Fuxá, M., & Fernández, S. (2020). Didáctica: teoría y práctica. Editorial Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books/about/Did%C3%A1ctica_teor%C3%ADa_y_pr%C3%A1ctica.html?id=zOUREAAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y

Castellanos Simons, B (2003). La gestión de la actividad de ciencia e innovación tecnológica y la competencia investigativa del profesional de la educación. Curso pre congreso Nro. 18. Pedagogía2003. IPLAC, La Habana

Castillo, A (1999). Estado del arte en la enseñanza del emprendimiento. Programa Emprendedores como creadores de riqueza y desarrollo regional INTEC Chile. http://www.intec.cl/documentos_linea/ARI2487-INV-ENSE.pdf

Caballero, R. M., Lugones, J. L. S., & Martínez, T. E. (2016). Fundamentos teóricos para evaluación de la calidad en los servicios de alto rendimiento deportivo. Arrancada, 16(29), pp. 1-11. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/1-29

Chirino Ramos, M. V. (2007). Proyecto Gestión para la introducción y generalización de los resultados de investigación de los institutos superiores pedagógicos. Revista CINTEX (12). https://revistas.pascualbravo.edu.co/index.php/cintex/article/view/132

Díaz-Canel Bermúdez, M. M., & Delgado Fernández, M. (2021). Gestión del gobierno orientado a la innovación: Contexto y caracterización del Modelo. Revista Universidad y Sociedad, 13(1), pp. 6-16. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202021000100006

Hechavarría Urdaneta, M. (1999). Consideraciones y experiencias sobre la aplicación del método de modelación en la esfera de la Cultura Física. Congreso Internacional de Educación Física y Diversidad, Cuba.

Lundvall, B.-Å. (2009): «Investigación en el campo de los sistemas de innovación: orígenes y posible futuro (Post-criptum)», pp. 359-387. En Bengt-ÅkeLundvall (ed.), Sistemas nacionales de innovación. Hacia una teoría de la innovación y el aprendizaje por interacción. Buenos Aires: Unsam. https://unsamedita.unsam.edu.ar/product/sistemas-nacionales-de-innovaci/

Núñez, J. (2003). La ciencia y la tecnología como procesos sociales. Lo que la educación no debería olvidar. La Habana, Editorial Félix Varela. http://formacionib.org/noticias/?La-ciencia-y-la-tecnologia-como-procesos-sociales-Lo-que-la-educacion

Rosenberg, N. (1994). Incertidumbre y cambio tecnológico. Revista de historia industrial, (6) pp. 11-30. https://www.raco.cat/index.php/HistoriaIndustrial/article/download/62517/84828/0

Salazar, M.; Lozano-Borda, M.; Lucio-Arias, D. (2013): «Ciencia, tecnología e innovación para un desarrollo inclusivo en Colombia». En G. Dutrénit y J. Sutz (eds.), Sistemas de innovación para un desarrollo inclusivo. La experiencia latinoamericana. FCCyT Editor: FCCyT/LALICS ISBN: 978-607-9217-28-0 https://www.researchgate.net/publication/319109961_Sistemas_de_innovacion_para_un_desarrollo_Inclusivo_La_experiencia_latinoamericana

Schumpeter, J. (1935). Análisis del cambio económico. Ensayos sobre el ciclo económico. Fondo de cultura económica, México. http://eumed.net/cursecon/textos/schump-cambio.pdf

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.