Atividades esportivas recreativas para melhorar o uso do tempo livre em adolescentes da escola Modesto Carbo Noboa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

William Ciceron Palacios Sarmiento
Yury Douglas Barrios Palacios

Resumo

Introdução: Esta pesquisa trata de um problema atual relacionado ao uso do tempo livre por adolescentes, baseado na falta de orientação para a prática de atividades recreativas e esportivas em adolescentes de 15 a 17 anos da escola Modesto Carbo Noboa.
Objetivo: desenvolver um conjunto de atividades esportivas recreativas que favoreçam o uso do tempo livre em adolescentes da escola Modesto Carbo Noboa em Guayaquil.
Materiais e métodos: foi elaborado um conjunto de atividades, as quais foram corroboradas pelo método dos critérios de especialistas com o uso da técnica Delphi.
Resultados: nos três indicadores avaliados pelos especialistas há uma alta concordância em valorizá-los como bastante adequados, tendo resultados de (-0,20; -0,74 e -0,22), o que os coloca entre os pontos da coorte de 0,18 e -1,02.
Conclusões: o que torna a proposta pertinente e viável sua aplicação prática, e a proposta de atividades esportivas recreativas favorece o desenvolvimento da dimensão ambiental no processo de atividade físico-esportiva-recreativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Palacios Sarmiento, W. C., & Barrios Palacios, Y. D. (2022). Atividades esportivas recreativas para melhorar o uso do tempo livre em adolescentes da escola Modesto Carbo Noboa. Ciencia Y Deporte, 7(3), 75–87. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2022.V7.No3.006
Secção
Artículos Originales

Referências

Almeida, A., & Cerezo, J. (2020). “Presentación. Los Juegos Tradicionales: Una Aproximación Desde La Historia de La Educación.” Historia de La Educación 38(0):27. https://redib.org/Record/oai_articulo3188968-las-actividades-l%C3%BAdicas-para-el-aprendizaje

Báez, A. y Leyva, D. (2022). Acciones de preparación metodológica para estimular el desarrollo de la marcha independiente. En Ciencia y tecnociencia. Aproximaciones sucesivas desde diferentes disciplinas y perspectivas. Editorial Tecnocientífica Americana. Texas. EEUU.

Bermejo, R. & T. Blázquez (2016). “E l Infantil Juego y Su Metodología.” 59. https://www.sintesis.com/data/indices/9788490773345.pdf

Castro, L., Robles, K. (2018). “Juegos tradicionales como estrategia para restablecer vínculos afectivos entre los infantes del grado de transición del liceo La alegría de aprender.” 3(2):54–67. https://repository.uniminuto.edu/handle/10656/7302

Hernández Aguillar, B., Chávez Cevallos, E., de la Concepción Torres Marín, J., Torres Ramírez, A., & Fleitas Díaz, I. M. (2017). Evaluación de un programa de actividad físico-recreativa para el bienestar físico-mental del adulto mayor. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 36(4), 1-16.

Lucas, R., Berges, J., Villalva, G., Martin, F. (2019). “Juegos Tradicionales En Las Comarcas de Jiloca y Campo de Daroca.” Pp. 1–224 in Psikologi Perkembangan. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/2615/html

Payà, A. (2020). “El Juego Popular y Tradicional En La Historia de La Educación Española Contemporánea.” Historia de La Educación 38(0):39.

Santiesteban, E. (2021). Teach Reading. Editorial Tecnocientífica Americ ana. Texas. EEUU. https://etecam.com/wp-content/uploads/2021/03/Teach-Reading.pdf

Valverde, R. J. (2016). Elaboración y aplicación de una Guía Metodológica de Juegos Activos. Riobamba. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/3135

Vigotsky, S. L. (1989). El proceso de formación de la psicología marxista. Editorial Progreso, Moscú. https://www.redalyc.org/pdf/3691/369139994065.pdf

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)