Diagnóstico para a prática recreativa do futebol durante o tempo livre dos adolescentes de 11-12 anos de idade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gutiérrez Cruz Gutiérrez Cruz
Yury Douglas Barrios Palacios
Fernando Cedeño-Alejandro
Luigi León López

Resumo

Introdução: este estudo foi realizado como parte do projeto comunitário existente entre a Universidade de Guayaquil e a Organização Não-Governamental Missão da Aliança Norueguesa no Equador, que visa trabalhar em setores vulneráveis e de baixa renda na cidade de Guayaquil, o trabalho é baseado em um diagnóstico das condições físicas, técnicas e antropométricas dos adolescentes do setor de Trinidad
de Dios em Monte Sinaí.
Objetivo: diagnosticar a condição física, técnica e antropométrica de adolescentes de 11-12 anos na comunidade Monte Sinai em Guayaquil para a prática recreativa do futebol.
Materiais e métodos: A fim de cumprir o objetivo do estudo, foram aplicados métodos empíricos como medição e levantamento, incluindo o teste de Sprint de Bangsbo, o teste de velocidade de 10 x 5 metros, o teste de manuseio de esferas e o teste de IMC (Índice de Massa Corporal).
Resultados: os resultados mostraram um conjunto de considerações para a implementação de ações para a prática do futebol durante o tempo livre dos assuntos estudados.
Conclusões: há uma grande motivação para a prática de atividades esportivas durante os tempos livres e uma orientação prioritária para o futebol em particular, o que torna muito favorável a implementação de um projeto para a prática
recreativa deste esporte no grupo de assuntos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gutiérrez Cruz, G. C., Barrios Palacios, Y. D., Cedeño-Alejandro, F., & León López, L. (2022). Diagnóstico para a prática recreativa do futebol durante o tempo livre dos adolescentes de 11-12 anos de idade. Ciencia Y Deporte, 7(2), 103–116. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2022.V7.No2.008
Secção
Artículos Originales

Referências

Alvarado, L., et al. (2000). Lúdica y Recreación: La pedagogía para el siglo XXI. Paidotribo. https://www.worldcat.org/title/ludica-y-recreacion-la-pedagogia-para-el-siglo-xxi/oclc/503200205

AaBallesta, C. (2013). La animación en el ámbito de la actividad física. Revista efdeportes. 18, (179). https://www.efdeportes.com/efd179/la-animacion-en-el-ambito-de-la-actividad-fisica.htm

Bangsbo, J. (1994). Entrenamiento de la condición física en el fútbol. 2da Edición, Editorial Paidotribo. https://qdoc.tips/libro-completo-entrenamiento-de-la-condicion-fisica-en-el-futbol-jens-bangsbopdf-5-pdf-free.html

Bendrath, E.A., Rodrigues, D., Sande, B., Gomes, P., Chaplin, M., De Moraes, E. (2013). La escuela y la salud: perfil IMC y flexibilidad en una escuela de Bahía, Brasil. Revista efdeportes, Nº 185, octubre de 2013. https://www.efdeportes.com/efd185/perfil-imc-y-flexibilidad-en-una-escuela.htm

Bermúdez, E. (2020). Programa recreativo para favorecer la cultura del uso del tiempo libre en los jóvenes durante el verano, (bachelor's thesis). Facultad de Cultura Física y Deportes. https://repositorio.uho.edu.cu/xmlui/handle/123456789/6505?show=full

Caivano, F. (1987) El ocio. En Toni Puig (drto.) Cultura y ocio. Estudio del projecte jove de Barcelona, Ayuntamiento de Barcelona, pp. 373-381.

Carballosa, L. M. (2017). Proyecto de actividades físico-recreativas para el aprovechamiento del tiempo libre en niños de 10-12 años. Universidad y Sociedad, 9 (5), 35-38. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/708/

Castro, L. & Pérez, S. (2017). Análisis de los comportamientos sedentarios, práctica de actividad física y uso de videojuegos en adolescentes. Sportis Sci J, 3 (2), 241-255, https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/22766/REV%20-%20SPORTIS_%202017_3-2_art_3.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Guedes, D. P; Guedes, J. E. R. P. (2006). Manual Prático para Avaliação em Educação Física. 1ª ed. brasileira, Barueri-SP: Manole, Brasil.

Martínez López, E.J. (2004). Aplicación de la prueba de velocidad 10x5 metros, sprint de 20 metros y tapping test on los brazos. Resultados y análisis estadístico en Educación Secundaria. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte vol. 4 (13) pp.1-17 http://cdeporte.rediris.es/revista/revista13/velocidad.htm

Olivera, J. y Olivera, A. (1995). La crisis de la modernidad y el advenimiento de la posmodernidad: el deporte y las prácticas físicas alternativas en el tiempo de ocio activo. Apunts: Educación Física y Deportes, 41, 10-29. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=298068

Puig, J.M. y Trilla, J. (1987). La pedagogía del ocio. ISBN 84-7584-315-8. Barcelona: Alertes. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3618249

Sánchez, J., Blázquez, F., Gonzalo, A., Yagüe, J.M. (2005). La resistencia a la velocidad como factor condicionante del rendimiento del futbolista. Revista Apunts Educación Física y Deportes. 3.ertrimestre. (p.47-60). https://www.redalyc.org/pdf/5516/551656964007.pdf

Torre, E. y Cárdenas, D. (1999). El proceso de socialización deportiva: factores que influyen en la adquisición de hábitos deportivos. Granada: Universidad de Granada.

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.