A recreação escolar para o desenvolvimento cognitivo em alunos da educação básica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gina Maribel Aguilar Osorio
Julio Angamarca Natalia Marcia
Katherine Gissela Rivera Quishpe
Silvia Elizabeth Santillán Galarza

Resumo

Introdução: a recreação física é a atividade do tipo voluntária que é realizada no tempo livre, denominadas atividades extracurriculares na área da educação, e tem como finalidade produzir descanso físico e mental, proporcionando prazer, prazer e bem-estar, contribuindo positivamente para o crescimento da criança, ser humano e equilíbrio contra o estresse do aluno e outras obrigações da vida cotidiana que divertem, divertem e distraem.
Objetivo: criar um programa de exercícios físicos e jogos lúdicos para contribuir para o desenvolvimento cognitivo na disciplina de matemática em alunos do quinto ano, na unidade educacional "24 de julho", que envolva os alunos na prática sistemática de atividades lúdicas escolares. além disso, constitui uma ferramenta para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social dos 50 alunos investigados.
Materiais e métodos: durante o processo de pesquisa foram utilizados os seguintes métodos: científico, analítico, sintético e descritivo; O tipo de desenho é pré-experimental trabalhando com um único grupo e aplicando um pré-teste e um pós-teste. As técnicas utilizadas foram a pesquisa e um teste de desenvolvimento cognitivo.
Conclusões: Conclui-se que em relação às variáveis frações equivalentes, frações de raios e operações combinadas, os resultados de P-valor 0,000 < 0,05, permitem rejeitar a Hipótese Nula e aceitar a hipótese alternativa, e inferimos que há uma diferença entre o pré-teste e o pós-teste nessas três variáveis relacionadas ao desenvolvimento cognitivo dos alunos submetidos à experimentação Pal

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Aguilar Osorio, G. M., Natalia Marcia, J. A., Rivera Quishpe, K. G., & Santillán Galarza, S. E. (2022). A recreação escolar para o desenvolvimento cognitivo em alunos da educação básica. Ciencia Y Deporte, 7(3), 15–29. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2022.V7.No3.002 (Original work published 13 de Abril de 2023)
Secção
Artículos Originales

Referências

Alcalá, M. (2020). Matemáticas Re – creativas. Editorial Docer Argentina. 161, pag. Argentina. https://docer.com.ar/doc/svx0ns

Antonia, A. Tamayo, R. M., Licea, A. (2018). La memoria motriz y el programa educa a tu hijo. Revista Olimpia. Vol.15, Núm. 48 (2018): Edición especial. ISSN: 1817-9088. RNPS: 2067. Consultado el 27 de noviembre de 2019 en

Andrade, A. L. (2020). El juego y su importancia cultural en el aprendizaje de los niños en educación inicial. Journal of Science and Research: Revista Ciencia e Investigación, 5(2), 132-149. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7398049

Catalán, S. (2016). ¿Qué es la memoria? https://www.cipsiapsicólogos.com

Cobeñas, P. et al. (2017). Educación inclusiva y de calidad, un derecho de todos. Documento digital. Consultado el 30 de septiembre de 2019 en el sitio www.grupoart24.org

Charchabal D. et, al. (2018). La recreación laboral en el bienestar empresarial y público y privado. Editorial Académica Española, ISBN. 9786133115600 https://www.eae-publishing.com/catalog/details/store/es/book/978-613-9-11560-0/la-recreaci%C3%B3n-laboral-en-el-bienestar-empresarial-p%C3%BAblico-y-privado

Chipana, M. Huamani, P. (2019). El juego como recurso de la enseñanza de la Matemática. (Tesis para optar el grado académico de bachiller en educación. Instituto Pedagógico Nacional Monterrico). Recuperado de http://repositorio.ipnm.edu.pe/handle/ipnm/1631

Clementín, F. (2019, Armero, P., y Rodríguez, J. (2017). La lúdica en el desarrollo del pensamiento lógico matemático en los estudiantes del grado primero de la Institución Educativa Municipal ITSIM sede San Vicente II de San Juan de Pasto (tesis de posgrado). Universidad de Manizales, Colombia

Clementín, F. (2019,). Vygotski y la psicología del juego. Eres mamá. Obtenido de https://eresmama.com/vygotski-y-la-psicologia-del-juego/

Garzón, A. M. (2019). La motivación, el juego y el trabajo colaborativo como propuesta a optimizar el proceso enseñanza-aprendizaje en el Preescolar del Grado Jardín en el Colegio Agustiniano Norte de Bogotá (Tesis de maestría). https://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/2588

González, C. (2018). El juego como estrategia para el desarrollo del lenguaje en un niño con Trastorno del Espectro Autista desde el ámbito de la educación inclusiva. Revista de investigación educativa de la REDIECH, 9(17), 9-31. https://www.rediech.org/ojs/2017/index.php/ie_rie_rediech/article/view/115/414

Hassinger-Das, B., Zosh, J., Hirsh-Pasek, K., y Golinkoff, R. (2018). Aprendizaje Basado en el Juego. Enciclopedia sobre el Desarrollo de la Primera Infancia [versión electrónica]. Canada: Universidad de Toronto. http://www.enciclopedia-infantes.com/sites/default/files/textes-experts/es/5033/jugarpara-aprender-matematicas-.pdf

Lee, A. M. I. (2020). Intervención educativa: Lo que necesita saber. https://www.understood.org/es-mx/learning-thinkingdifferences/treatments-approaches/educational-strategies/instructionalintervention-what-you-need-to-know

Maldonado, E. y Villanueva, A. (2019). Taller de juegos didácticos matemáticos. Lima: Editorial Gráfica CIMAR.

Payà R. A, y Mayordomo P. A. (2006). La actividad lúdica en la historia de la educación española contemporánea. Roderic, repositori de contingut lliure https://roderic.uv.es/handle/10550/15336

Pérez, M. (25 de febrero de 2021). Aprendizaje. Concepto. Definición: https://conceptodefinicion.de/aprendizaje/

Piaget, J. (2001). La Formación de la Inteligencia • México.

Raffino, M. (27 de mayo de 2020). Matemáticas. Obtenido de Concepto. 2da Edición. 2.001. México: Trillas: https://concepto.de/matematicas/

Sanfeliciano, A. (2019). Aprendizaje Significativo: definición y características. Recuperado el 18 de agosto de 2020, de La mente es maravillosa: https://lamenteesmaravillosa.com/aprendizaje-significativodefinicion-caracteristicas/

Varela, H., García, M., Menéndez, A. y García, G. (2017). Las estrategias de enseñanza aprendizaje desde el análisis químico alimentos. Revista Cubana de Química, 29(2), 266-283. https://www.redalyc.org/pdf/4435/443551310008.pdf

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.