Atividades lúdicas e esportivas no treinamento inicial de estudantes da Educação Básica Geral

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Johanna Jomaira Luna Hernández
Manuel Gutiérrez Cruz

Resumo

Introdução: Atividades lúdicas são necessárias em todas as etapas da vida, e especialmente em crianças e adolescentes.
Objetivo: O objetivo era testar a influência de um sistema de jogos e atividades esportivas no desenvolvimento das habilidades motoras. A pesquisa é do tipo
experimental, na forma de uma quase-experimentação onde a relação causal entre as variáveis em estudo é abordada.
Materiais e métodos: A amostra consistiu de 30 estudantes, um grupo de controle e um grupo experimental ao qual a proposta foi aplicada.
Resultados: Como conseqüência da aplicação prática, são mostrados os resultados que contrastam o pós-teste com os resultados iniciais, de modo que a hipótese nula
é rejeitada, dado que, em todas as variáveis, a probabilidade associada com a estatística do teste atinge diferenças significativas.
Conclusões: Conclui-se que o sistema de atividades lúdicas proposto para o treinamento inicial dos alunos é relevante e deve estender sua aplicação a outros grupos de aulas de educação física.


 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Luna Hernández, J. J., & Gutiérrez Cruz, M. (2022). Atividades lúdicas e esportivas no treinamento inicial de estudantes da Educação Básica Geral. Ciencia Y Deporte, 7(2), 1–16. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2022.V7.No2.001
Secção
Artículos Originales

Referências

Castillo, I., & Balaguer, I. (1998). Patrones de actividades físicas en niños y adolescentes. Apunts. Educación Física y Deportes, 54, 22-29. https://revista-apunts.com/patrones-de-actividades-fisicas-en-ninos-y-adolescentes/

Coto, K. N. (2017). enfoque lúdico creativo nutre escuelas y organizaciones en Nicaragua. Universidad de Costa Rica. https://repositorio.unan.edu.ni/10153/1/6931.pdf

Charchabal D. et, al. (2018). La recreación laboral en el bienestar empresarial y público y privado. Editorial Académica Española, ISBN. 9786133115600. https://www.eae-publishing.com/catalog/details/store/es/book/978-613-9-11560-0/la-recreaci%C3%B3n-laboral-en-el-bienestar-empresarial-p%C3%BAblico-y-privado

American College of Sports Medicine (2020). ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription (6ª ed.). Filadelfia, PA: Lippincott Williams y Wilkins. https://www.amazon.com/ACSMs-Guidelines-Exercise-Testing-Prescription/dp/149633907X

Hernández, J. J., & Acosta., y. N. (2011). Aplicación informática lúdica para tercer nivel Pre-Escolar, “Colegio San José” Matagalpa 2011. Unan Farem Matagalpa.

Huizinga, J. (2007). Homo ludens (Sexta reimpresión, obra original publicada en 1938). Madrid: Alianza Editorial, Emecé editores. https://repositorio.unan.edu.ni/6295/1/6301.pdf

Garza, J., (2015) El impacto de la estimulación temprana en la primera infancia. Universidad de Monterrey: http://bibsrv.udem.edu.mx:8080/ebooks/tesis/000044895_MED.pdf.

García-Ferrando, M. (2016a). Posmodernidad y deporte: Entre la individualización y la masificación. https://libreria.cis.es/libros/posmodernidad-y-deporte-entre-la-individualizacion-y-la-masificacion/9788474764062/

Ruiz (coord.) J.V., Alonso, G., Alonso, M., Bueno, D., Bueno, I. & Echarri, C. (2017) Aprendizaje cooperativo en Educación Física: De la teoría a la práctica en situaciones motrices. Madrid: CCS, 27 calistenia.

https://redib.org/Record/oai_articulo2697535-el-potencial-educativo-de-los-juegos-cooperativos-desde-la-educaci%C3%B3n-f%C3%ADsica-una-experiencia-en-secunda

Palmar, Husain. (2018). Educación física a temprana edad. Encuentro Educacional, Maracaibo, 5, (1) p. 36-52, https://produccioncientificaluz.org/index.php/encuentro/article/view/19606

Parcel, G., Simons-Mortons, B., O’Hara, N., Baranowski, T., Kolbe, L., & Bee, D. (1987). School promotion of healthful diet and exercise behavior: An integration of organizational change and social learning theory interventions. Journal of School Health, 57(4), 150-156 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1746-1561.1987.tb04163.x

Paredes, J. (2016). Juego, luego soy. Teoría de la actividad lúdica. Sevilla, España: Wanceulen, Editorial Deportiva https://wanceuleneditorial.com/shop/juego-luego-soy-teoria-de-la-actividad-ludica/

Morales. E. (2016). Las actividades lúdicas y su influencia en la inteligencia emocional de los estudiantes de cuarto grado,) p.22) https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/5127

Moreno, J. A., Cano, F., González-Cutre, D., Cervelló, E., & Ruiz, L. (2019). Flow disposicional en salvamento deportivo: una aproximación desde la teoría de la autodeterminación. Revista de Psicología del Deporte, 18(1), 23-35. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=235119250002

Omeñaca, R. & Ruiz, J.V. (2019). Juegos cooperativos y educación física (9ª reimpresión de la tercera edición). Versión digital Kindle para ipad mini. Barcelona: Editorial Paidotribo. https://www.amazon.es/Juegos-Cooperativos-Educaci%C3%B3n-Fisica-Pedagog%C3%ADa/dp/8480194332

Sailema Torres, Ángel A., Maqueira Caraballo, G. de la C., Sailema Torres, M., & Sailema Ríos, Ángelo D. (2019).

Estrategia metodológica, esquema corporal y actividad física adaptada: una trilogía para la inclusión social: Estrategia metodológica, esquema corporal y actividad física adaptada: una trilogía para la inclusión social. Ciencia Digital, 3(2.5), 187-197. https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v3i2.5.548.

https://cienciadigital.org/revistacienciadigital2/index.php/CienciaDigital/article/view/548

Sonstroem, R., & Potts, S. (1996). Life adjustment correlates of physical selfconcepts. Medicine and Science in Sports and Exercice. 28(5), 619-625. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9148094/

Varo, J., Martínez, J., & Martínez-González, M. (2017). Beneficios de la actividad física y riesgos del sedentarismo. Medicina Clínica, 121(17), 665-672 http://mural.uv.es/joplase/obesidad%20y%20educacion%20fisica.pdf

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.